NOTÍCIAS

 

 
St. John's - Açores
Mais uma etapa vencida com muito mérito. Enquanto o "ALICE" e o "SALDANHA" estão já hangarados na Base das Lages, os seus respectivos Comandantes, estarão alegremente a festejar mais uma vitória em Optima Companhia. Foram cerca de 10 Horas de vôo, com um destino muito especial - PORTUGAL .
05/10/2003
 
 
Bangor - St. John's
Cada vez mais perto de nós! Os Nossos Aviadores chegaram bem a St.John's na Newfoundland, onde um inevitável e mais do que esperado ILS correu na perfeição. Imaginem o Delfim, de perna cruzada e mãos atrás da nuca, entretido a olhar para o seu piloto automático, enquanto o seu avião se aproximava da pista... agora não quer outra coisa! Em contrapartida, o António deveria vir em conversa "amena" e "cordial" com o seu HF, que resolveu meter férias. Como não tinham rádio HF, um dos relatos obrigatórios que têm que fazer, para informar qual a sua posição, foi "parar" a um TAP que voava para Boston.  De repente escutaram: - "Quem são estes dois , que aqui andam ?..."
Como deve ter sabido a nozes, aquela voz PORTUGUESA...! Partiram de Bangor às 14.45 UTC e aterraram em território Canadense às 19.35 UTC. Em toda a viagem tiveram sol e só mesmo à chegada, a famosa camada de nuvens de St.John´s.
04/10/2003
 
 
St. Louis - Bangor
Mais uma etapa vencida, esta um pouco trabalhosa, pelo mau tempo que se fazia sentir e sobretudo pelas temperaturas negativas (chegou a cerca de 18º negativos!)  que obrigaram Delfim a alterar a rota frequentemente, para poder voar mais baixo e assim evitar a perigosa formação de gelo. Aterrou em segurança em Bangor às 21.30 UTC, tendo descolado de St. Louis às 14.00 UTC e espantem -se agora os nossos leitores do site... com o piloto automático a funcionar!! Aguarda ansioso a chegada de António, algures em trânsito pelo vasto Continente Americano. O Comdte. Faria e Mello deverá chegar durante o dia de amanhã, depois de ter saído hoje, em principio, de Carson City para Des Moines. Cada vez mais perto, sonham e fazem-nos também sonhar com o dia da chegada!
02/10/2003
 
 
Mineral Wells - St. Louis
Enquanto aguardava a reparação do piloto automático, Delfim cruzou-se no Aeródromo com um piloto da Força Aérea - Mr.Dan Reuil - que muito afavelmente se prontificou a ajudar naquilo que fosse preciso. Mesmo não conhecendo o Delfim, excedeu-se em atenções e teve a delicadeza de o convidar para jantar em sua própria casa. Depois, num voo ainda sem mais comentários, Delfim voou de  Mineral Wells a St. Louis  que fica a cerca de 540 milhas náuticas.
01/10/2003
 
 
Em busca do P.A. em Mineral Wells
Pela primeira vez, temos os nossos Aviadores geograficamente separados, mas SEMPRE JUNTOS nesta fabulosa Aventura aeronáutica. Enquanto o Comdte. Faria e Mello continua em Carson City na companhia do seu grande amigo Jim, Delfim Costa já está em Mineral Wells à porta da oficina! Amanhã quer ser o primeiro e aquele P.A. vai ter que ficar a funcionar. Partiu de Carson City às 07.00 e oito horas depois estava em Mineral Wells num vôo que ele comentou como: "tecnicamente impecável...". Adiantou ainda, que na Europa este vôo seria impossível de se concretizar, isto porque teve autorização de fazer um vôo DIRECTO em IFR de 1.120 milhas náuticas. Estava perfeitamente espantado com esta facilidade!
29/09/2003
 
 
Carson City
Depois de um merecido descanso, lá partiram os Nossos Aviadores para o estado do NEVADA, mais precisamente para Carson City. Estão em casa de um grande amigo do Cmdt. Faria e Mello, JIM e a MARCIA KERR . Amanhã Domingo, partirá bem cedo para Mineral Wells no Texas, onde vai reparar o piloto automático. António permanecerá em Carson City a reparar o sistema eléctrico do avião, que tantas "dores de cabeça" lhe tem dado. No final da semana, voltam a encontrar-se em Bangor no estado de Maine, onde deverão ficar um ou dois dias a reparar os HF.
 
27/09/2003
 
 
Chegada a Sta. Barbara
Está dobrado o Cabo das Tormentas! O vôo correu muito bem, com a ajuda dos ventos que teimaram durante 15 dias em não os ajudar. Os já famosos HF e Piloto Automático não funcionaram, mas não impediram o nosso SUPER PILOTO de concretizar esta fantástica Travessia. Saíram de Honolulu para Hilo onde reabasteceram para partir às 02.20 UTC em direcção a Sta. Barbara , onde chegaram às 22.20 UTC. 16 horas certas de vôo muito trabalhoso, mas que foi um sucesso! O Delfim aterrou ainda com 4 horas de autonomia. Mais tarde e depois de repousar irão dar-nos mais pormenores para o site.
25/09/2003
 
 
À espera do Vento!
Ainda no Hawaii, os nossos Heróis esperam e desesperam por condições que lhes permitam deixar Honululu rumo a Hilo e depois Sta. Barbara. Não contavam com esta paragem forçada e começa a tornar-se difícil desfrutar do Paraíso onde se encontram, tal é a ansiedade. Infelizmente nem as condições meteorológicas nem os instrumentos do avião do Delfim o permitem. Claro que estão conscientes de que não podem arriscar nada, em nome da ansiedade. Não há portanto qualquer data prevista para a saída de Honolulu e muito provavelmente irá ainda demorar, alguns dias.
21/09/2003
 
 
Alteração da Rota
O schedule está já bastante alterado e além dos dias de atraso que se vão somando, a própria rota vai sofrer ainda uma pequena alteração. Neste momento, os Bravos Pilotos aguardam o fim das reparações inadiáveis e ao mesmo tempo que o vento se ponha de feição(neste momento têm vento de frente com cerca de 14 nós, o que torna a saída impossível). Para melhorar um pouco a situação vão para Hilo, (ainda no Hawaii mas numa ilha vizinha àquela onde se encontram) assim que possível  para encurtar em cerca de 100 milhas náuticas a distância até Sta. Barbara.
16/09/2003
 
 
Novidades do Hawaii!
Por enquanto ainda não há data prevista para a etapa até ao Continente Americano, pois os ventos não têm estado a favor. Como também se meteu o Fim de Semana, as questões técnicas estão ainda por resolver: há ainda que tratar do alternador do avião de António e do HF do avião de Delfim. Mr. Willie Tashima tem sido incansável nessa ajuda. No Sábado foram convidados pelos funcionários e pilotos do Air Service para um barbeque na zona do Aeroporto e Domingo, Delfim foi visitar Pearl Harbour.
15/09/2003
 
 
Pausa
Os Corajosos Aviadores vão ficar no Hawaii pelo menos 03 dias, pois além de precisarem de repousar e ganhar forças, têm também a nossa já conhecida questão dos rádios HF. Desta vez, talvez por se tratar já de território americano, "implicaram" um pouco com esta falha. No entanto, o serviço de handling está já a providenciar essa reparação. A saída para a Califórnia, só mesmo quando tudo, PILOTOS E MÁQUINAS, estiverem a 100% e sobretudo quando houver luz verde de um factor mandatório - A METEOROLOGIA - Aqui, ou os ventos estão a favor, ou terão que ficar retidos no Hawaii... QUE MAÇADA!
11/09/2003
 
 
Finalmente o Hawaii!
Os nossos SUPER PILOTOS chegaram hoje a Honolulu às 02.37 UTC onde foram desde logo recebidos com o tradicional colar de flores, depois de terem voado cerca de 10 horas. Tinham saído de Christmas Island às 16.20 UTC  Delfim estava um pouco cansado pois na noite anterior tinha estado à conversa até tarde, com um Piloto Ferry que lhe deu certamente, preciosos conselhos. Valeu-lhe o eficiente serviço de Handling, para se instalar rápida e confortavelmente num óptimo Hotel. Mais uma vez um Hotel onde tudo está preparado para receber alguém que se desloque em cadeira de rodas.
10/09/2003
 
 
Pago Pago-Christmas Island
Partiram às 16:20 UTC para chegarem às 02:52 UTC. Mais um vôo tranquilo meio controlado pela Austrália (AOKLAND), meio pelos E.U.A. (AUKLAND). O problema eléctrico do avião do Comdte Faria e Melo persiste, mas está controlado. As comunicaçôes foram feitas pelo telefone satélite do Delfim, que ligou uma antena portátil e assim falou com Aukland Center para reportar o vôo. Christmas Island  é uma ilha desértica, cujo aeródromo tinha ESCRITO À MÃO: "Welcome to Christmas"! Podemos ficar tranquilos com a preocupação que o Delfim tinha relativamente ao abastecimento - Há AVGAZ para dar e vender!
09/09/2003
 
 
Atraso
Os Nossos Aviadores continuam em Pago Pago. Um arreliador problema eléctrico no avião do Comdte. Faria e Mello , fez com que tivessem atrasado a descolagem de Pago Pago por mais um dia. O "Saldanha" já estava no ar, quando o Cmdt. Faria e Mello, ainda no "taxiway", detectou uma ligeira quebra de tensão a bordo. Como "gato escaldado de água fria tem medo" resolveu, e muito bem, nem sair do chão, pedindo a Delfim que regressasse também ele a terra.
Vão tentar resolver esta questão quando amanhecer e partir assim ao final da tarde.
07/09/2003
 
 
Curiosidade - Linha International de Mudança da data
Nesta zona da Rota, encontramos a Date Line, que é uma Linha meridiana a 180 graus de Greenwich sobre o Oceano Pacífico, que marca a mudança de dia e que percorre exclusivamente áreas imersas. O cruzamento desta linha implica a repetição de um dia quando se viaja para ESTE e a sua omissão quando se viaja para OESTE.
06/09/2003
 
 
Chegada a Pago Pago!
Os Navegadores do Ar partiram de Noumea às 06.20 UTC e chegaram a Pago Pago às 16.34 UTC. Foi um óptimo voo nocturno e como apanharam bastante vento a favor, chegaram a Pago Pago ainda de noite e não durante a manhã como tinham previsto. Não houve contudo qualquer dúvida com esta aterragem nocturna!
05/09/2003
 
 
Hoje na SIC Notícias
Durante o dia de hoje, como tem acontecido e irá acontecer todas as Sextas-feiras, serão exibidas nos noticiários ao longo do dia da estação SIC Notícias mais filmagens da Odisseia dos Ares. Especial atenção para a atribulada chegada a Singapura!
05/09/2003
 
 
Caloundra-Noumea
Partiram de Caloundra (Brisbane) às 01.19 UTC, para chegarem a Noumea às 07.10 UTC. Esta região é uma zona montanhosa e quando chegaram começou a chover um pouco. Pensam descansar hoje o mais possível, para saírem amanhã ao final da tarde, num vôo nocturno até Pago Pago.
04/09/2003
 
 
Curiosidade - Vinhos Australianos
Gary Burns é, além de excelente piloto, grande apreciador de Vinhos e possui uma colecção fabulosa de Vinhos Australianos que, segundo Delfim Costa, não ficam nada a dever a um bom Vinho Português ou mesmo Francês.
Ficou admiradíssimo com a qualidade destes vinhos que teve oportunidade de apreciar pois Gary fez questão de oferecer ao Delfim e ao António um "Principesco" Barbecue em sua casa, muito bem regado... e diga-se, merecido!
02/09/2003
 
 
Ceduna-Caloundra
Um vôo sobre as nuvens, sem turbulência, que se iniciou às 23.40 UTC e terminou às 07.25 UTC. Mais um vôo onde não houve qualquer comunicação rádio entre pilotos e controladores. De assinalar a extraordinária gentileza e atenção com que foram recebidos pelo Cmdte. Gary Burns da Qantas (piloto de Boeing 737/800), ele também um Earthrounder, que foi realmente inexcedível nesta recepção. Conheceram-se no Meeting que se realizou o ano passado na Áustria, e desde então ficaram Bons Amigos e extremamente solidários nestas andanças.
01/09/2003
 
 
Alteração da Rota
No início da travessia do Pacífico e até Honolulu, irá ser alterada a rota por razões de instabilidade politico-militar na zona de Honiara. Parece estar a haver uma revolta militar que obrigou à deslocação de tropas australianas para o território. Oportunamente serão dadas indicações mais precisas, bem como a nova rota que será por Noumea/Pago Pago e Christmas Island.
31/08/2003
 
 
Northam-Ceduna
Depois destes dias de "pés bem assentes em terra firme", iniciaram os seus tão desejados e sonhados vôos. Estão já numa pequena cidade a meio caminho entre Perth e Brisbane, CEDUNA. Partiram de Northam às 01.30 UTC e chegaram a Ceduna às 08.30 UTC . Um vôo muito agradável com tempo bastante fresco (aliás queixaram-se do frio que fazia quando aterraram) e mais uma vez de imensa liberdade, pois durante estas 7 horas de vôo , limitaram-se a falar um com o outro. Não houve qualquer comunicação aérea que "perturbasse" as suas sempre animadas conversas!
31/08/2003
 
 
Repasto Português em terras Australianas!
Os nossos Aviadores foram convidados pela "Portuguese Western Australian Community" para um lauto repasto - um almoço de sardinhas e pimentos assados, bem portugueses.
É realmente de realçar o Coração e a Alma destas Gentes, que vivendo tão distante do seu País, não deixam de ser, verdadeiros Patriotas!
30/08/2003
 
 
3º Meeting dos Earthrounders
Os Aventureiros dos Ares encontram-se no 3º Meeting de Earthrounders, em Perth. Pode consultar o seguinte link para ler a crónica, por Margi Moss, mulher de Gérard Moss, um Earthrounder e Amigo de Delfim Costa, cujo site pode consultar aqui.
29/08/2003
 
 
Hoje na SIC Notícias
Durante o dia de hoje, nos noticiários ao longo do dia da estação SIC Notícias são exibidas as primeiras filmagens enviadas pelos Aventureiros dos Ares que se encontram no 3º Meeting de Earthrounders em Perth.
29/08/2003
 
 
Mais relatos no site
Estão disponíveis no site os relatos de vôo desde Colombo (Sri-Lanka) até Northam (Austrália), de leitura obrigatória para quem segue esta Grande Aventura! Pode consultá-los aqui.
27/08/2003
 
 
Port Hedland-Northam
As palavras do Delfim para caracterizar este percurso foram:"UM VÕO JÓIA!". Muita liberdade de vôo, pois não há controle de tráfego Aéreo em Port Hedland, apesar de aterrarem neste local todo o tipo de aviões, desde os mais pequenos a Boeings. A temperatura era muito agradável, mesmo baixa, cerca de 4 graus positivos, o que até aí nunca tinha acontecido. Esta liberdade "aérea" característica da Austrália, permitiu mesmo ao Delfim "bailar" com o avião ao som de boa música, enquanto filmava o António. A recepção não poderia ter sido mais calorosa e merecida, porque não dizer?
22/08/2003
 
 
Chegada à Austrália!
Mais uma vez um vôo sem incidentes, com bom tempo. A partida de Bali foi às 01:34 UTC e a chegada a Port Hedland ocorreu às 07:30 UTC. Um destaque para a visão da Costa Australiana pela sua imensidão de uma área completamente plana, uma paisagem fantástica a dar as boas vindas aos nossos heróis..
21/08/2003
 
 
Singapura-Bali
7h e 40m de um vôo sem problemas, com boas condições atmosféricas apesar de alguma neblina mas, com toda a certeza, um vôo bem mais relaxante que o anterior!
20/08/2003
 
 
Sri-Lanka-Singapura
Partida de Colombo às 14 UTC e chegada às 02 UTC. Foi um percurso que exigiu um grande dispêndio de energia, já que o Comdt. Faria e Mello teve uma falha de energia a bordo, que o privou durante cerca de 8(!!) horas de qualquer instrumento de navegação. A chegada a Singapura também não foi pacífica, já que para conseguir descer o trem de aterragem manualmente por falta de energia, acabou por sobrevoar uma base aérea militar.
Quanto às consequências... leiam depois o relato deste emocionante voo!
19/08/2003
 
 
Relatos disponíveis no site!
Já pode consultar os fantásticos relatos das primeiras três etapas aqui! Não deixe de consultar o site Asas da Teimosia para consultar os relatos do Cmdt. Faria e Mello. Fotografias das estadias em terra serão adicionadas em breve.
18/08/2003
 
 
Chegada tranquila a Colombo
Os Aviadores partiram das Seychelles sábado às 14h UTC e chegaram a Colombo à 01:15 UTC depois de uma aterragem por instrumentos (ILS - INSTRUMENT LANDING SYSTEM, ou seja, uma aterragem por instrumentos e não visual). O voo correu bastante bem, fruto da endurance já obtida nas etapas anteriores.
17/08/2003
 
 
Primeiras filmagens enviadas!
Foram já enviadas as primeiras filmagens para serem exibidas na SIC. Estas passarão todas as sextas-feiras nos diversos noticiários da SIC Notícias. A não perder!
16/08/2003
 
 
Chegada às Seychelles
Depois dos problemas aquando primeira tentativa de saída  de Djibouti, na chegada às Seychelles os Aventureiros  depararam-se com novo evento desagradável: a Air Seychelles não executou o serviço de handling a que se propôs, tendo que os próprios se encarregar de tudo, desde o reabastecimento dos aviões, planos de vôo, alojamento, etc... O mais grave da situação é ter cobrado por esse serviço fantasma cerca de 450 USD! Incrível! Naturalmente será apresentada uma reclamação mas são estas contrariedades que dão sal à viagem e notabilizam ainda mais, se possível, a proeza destes dois grandes Portugueses!
15/08/2003
 
 
Dificuldades em Djibouti
A saída de Djibouti atrasou-se devido a problemas no fornecimento de combustível. Primeiro um atraso da pessoa com quem combinaram o fornecimento e depois a inexistência de bomba eléctrica, obrigando a trabalho manual, fizeram com que a partida fosse adiada para o dia seguinte, uma hora antes do nascer do Sol, rumo às Seychelles.
14/08/2003
 
 
Delfim Costa chega a Djibouti!
O Dr. Delfim Costa e o Cmdt. Faria e Mello já se encontram em Djibouti desde hoje de manhã. Ainda não é possível apresentar imagens nem mais informações devido a questões técnicas das comunicações que esperamos corrigir em breve.
13/08/2003
 
 
Chegada a Iraklion!
Os Aventureiros chegaram a Iraklion, na Grécia, às 6:45 UTC (7:45 de Lisboa). O voo decorreu sem problemas e durou 13 horas e 38 minutos contra as 14 horas previstas. Mais informações em breve.
11/08/2003
 
 
Problemas técnicos adiam a partida 24h
Pouco depois da partida, o transponder do avião do Dr. Delfim Costa resolveu falhar. Impôs-se um regresso à base para trocar o equipamento. Depois de corrigido o problema com boa vontade dos responsáveis da Leavia e ensaio do novo transponder, tentou-se uma segunda partida. O avião do Cmdt. Faria e Mello teve dificuldade em ganhar altitude e foi necessário novo regresso a Tires para corrigir a centragem da carga do avião. Foi decidido adiar a partida 24h e dia 10 pelas 18h partiram então os corajosos aviadores rumo a Iraklion. Boa Sorte!
10/08/2003
 
 
Partida!
Delfim Costa e António Faria e Mello partiram às 18:30 locais com rumo a Iraklion na Grécia. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas entre família, amigos, curiosos e media. A partida ocorreu num clima emotivo e todos desejaram as maiores felicidades aos corajosos pilotos que descolaram para tão grande Aventura.
09/08/2003
 
 
Parabéns ao INAC!
Agradece-se ao Instituto Nacional de Aviação Civil por, em tempo recorde e sob grande pressão motivada pela aproximação vertiginosa do dia da partida, ter certificado o CS-AOD. Ao INAC, o meu Muito Obrigado!
08/08/2003
 
 
Parceria com SIC Esperança
Num Mundo cada vez mais vazio de valores é com satisfação que nos associamos ao programa SIC Esperança que pretende revelar os actos de valor de hoje em dia, por vezes relevados para segundo plano pela necessidade de notícias bombásticas. É importante recuperar os verdadeiros valores de que se deve revestir a consciência comum e este programa é sem dúvida um passo certo nessa direcção.
25/07/2003
 
 
Cobertura SIC
Está negociado o acordo com a SIC com vista ao acompanhamento da Viagem!
Mais pormenores em breve.
22/07/2003
 
 
Voo Conjunto
Foi tomada a decisão de efectuar a Viagem em conjunto com o Cmdt. António Faria e Mello. O trajecto será East-Bound e sofrerá alguns reajustes face à situação político-militar existente em algumas escalas.
10/07/2003