A MÁQUINA

 

    O avião que vou utilizar para este projecto é um venerável CESSNA 210 L de 1973, monomotor de asa alta, com 300 cv à descolagem, 285 cv contínuos, 1900 kg de peso máximo à descolagem.

    Ao contrário da opinião generalizada e difundida, por desconhecimento, nos "media", um avião com 30 anos está em perfeito estado, porquanto as entidades aeronáuticas, INAC, emitem certificados de navegabilidade após verificação das operações de manutenção, regularmente executadas por empresas Aeronáuticas certificadas para esse efeito, de acordo com as recomendações do fabricante.

    É evidente que os equipamentos de comunicações e navegação, tal como o motor, nada têm a ver com os originais. No caso presente procedeu-se a uma Revisão Geral, com a instalação de equipamento novo, nomeadamente: Piloto Automático, GPS - sistema de navegação por satélite, comunicações HF para longa distância, alternador e vácuo duplo, termómetros de gases de escape e cabeça de cilindros, tanques suplementares de combustível, etc..

    Sem exageros, porque nos aviões também há a mania dos "extras" como nos automóveis, procurei equipar o avião de acordo com as exigências de uma missão deste tipo, caracterizada por voos de grande distância, a maior parte dos quais sobre o mar.

   

    Na minha modesta opinião, este modelo da CESSNA comparte com os BEACHCRAFT F33 e A36, o podium dos monomotores de alta performance "HPS".

    Para os iniciados e conhecedores de questões aeronáuticas, descrevo a seguir as principais características e equipamento do CS-AOD, utilizando as siglas habituais:

 

 

CESSNA 210 L CENTURION 1973

 

Motor: Continental IO-520 L Cruzeiro 75%: 162 kts Envergadura:36,75 Pés
Cavalos: 285/300 Perda: 56 kts Comprimento :28,25 Pés
TBO recomendado: 1700 H R.A.: 665 nm Altura :9,67 Pés
Combustível: 90 us gal Tecto: 15500 Pés Peso vazio :2195 libras
Dist. Desc.: 1100 Pés Dist. Atte.: 765 Pés Peso max  :3800 libras

     

CS-AOD

 

 

Tempo total célula: 2200 H    Tempo total motor: 120 H SFRM   Tempo total hélice: 0 H SNEW

 

Equipamento:

 

Audio system: PS ENG 700 MS       

Com/Nav 1 W/GS: Garmin 430

Com/Nav 2 W/GS: Narco 12D

HF: Alinco DX70

ADF: King KR 87

RMI: King 229

HSI: KCS 55 A

DME: Narco

TRP: Narco

A/P: Century 2000

EGT/CHT: JPI 700

FF: FS 450

Stormscope: WX 500

St by ALT: B&C Specialty

St by VAC: Precise Flight

Tip Tanks: Flint Aero 33 us gal

St by electic Horizont

Gami injectors

Ferry Tank: 100 us gal

St by GPS: Garmin 195

Oxigénio: 24 cu feet system