Djibouti-Seychelles

antes... Iraklion-Djibouti

    Se não se tratou de um passeio, pouco faltou. Já voei por Africa integrado num Raid da Air Solidarite, organização humanitária sem fins lucrativos que apoia pequenos projectos em parceria com outros dadores. Aprendi muitas coisas, entre elas que em Africa nunca se pode tomar nada como garantido.

    Contudo a boa fé levou a melhor em relação à prudência e vai daí combinei com o homem do combustível o reabastecimento para as 15:30 locais, cerca de duas horas e meia antes da hora prevista da descolagem. Errado! À hora marcada nem combustível, nem homem, nada! Uma hora depois, com aquela calma africana, típica dos grandes calores, lá apareceu a dizer que tinha entendido que o reabastecimento era para duas horas depois do pôr do Sol! A minha resposta não se pode verter para esta crónica... Para ajudar, dos oito bidões que tinha pedido só tinham quatro... "grrrrr!!!! %$#&!!=", compreenderam, não é verdade? Para acabar o quadro, a bomba era manual e o operador já devia estar na reforma há muitos anos. Acabei a bombear gasolina alternando com o bom do Amed, tarefa dura debaixo de 32ºC. Resultado: acabámos o abastecimento duas horas depois da hora prevista de descolagem, completamente exaustos, o que determinou o cancelamento do voo, e nova partida para o nascer do Sol do dia seguinte. Boa tentativa!

    Agora tratava-se de tentar dormir, voltar ao aeroporto e fazer rumo às Seychelles. Mais fácil de dizer que de fazer. De qualquer modo sempre descansámos alguma coisa, nem tanto o António que fez um esforço enorme para lutar contra um terrível mau estar que só começou a melhorar lá para o meio do trajecto, que no mais foi sem grande história. Nove horas e meia depois, aterrávamos nas Seychelles com tempo nublado mas com temperatura agradável, bem melhor que o forno de Djibouti. Falta comentar o serviço de táxis em Djibouti, tarefa que delego para o meu querido amigo António cuja veia humorística se ajusta perfeitamente à situação...
 

Delfim Costa

a seguir... Seychelles-Colombo